Em julho, todo o país dá início ao período de férias escolares, quando crianças e jovens ficam sem aulas. Embora seja um momento de descanso, para os jovens beneficiados pelo programa Pé-de-meia, as férias se tornaram motivo de preocupação devido à possível suspensão do benefício.
O programa Pé-de-meia foi estabelecido em 2024 com o objetivo de incentivar a frequência e a conclusão dos estudos de jovens de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio. O primeiro pagamento, referente ao incentivo pela matrícula, foi realizado em março.
A partir de abril, os pagamentos passaram a ser feitos com base na frequência escolar. Os alunos que registram mais de 80% de presença mensal recebem R$ 200. No entanto, surge a dúvida: em julho, sem aulas, os alunos deixarão de receber?
O Ministério da Educação não confirmou se haverá pagamento do Pé-de-meia em julho, mas existem duas possibilidades. A primeira sugere que não haverá pagamento devido às férias, o que ocorreu em janeiro. A segunda possibilidade indica que o governo manterá os pagamentos em julho, considerando a frequência contabilizada em maio, já que em junho foram considerados os dados de abril.
No total, são previstas 9 parcelas de R$ 200 com base na frequência escolar. De acordo com a segunda possibilidade, o calendário de pagamentos iniciado em 26 de junho refere-se à frequência de abril, conforme informado pelo governo federal.
Assim, em julho os estudantes seriam remunerados pela frequência de maio, e em agosto pela de junho, sendo a frequência de julho contabilizada somente em setembro.
O calendário de pagamentos do Pé-de-meia em junho segue as datas conforme o mês de nascimento:
– Janeiro e Fevereiro: 24 de junho – Segunda-feira
– Março e Abril: 25 de junho – Terça-feira
– Maio e Junho: 26 de junho – Quarta-feira
– Julho e Agosto: 27 de junho – Quinta-feira
– Setembro e Outubro: 28 de junho – Sexta-feira
– Novembro e Dezembro: 01 de julho – Segunda-feira
Para mais informações e novidades, entre na comunidade FDR e receba conteúdos exclusivos pelo Whatsapp!
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.